Chance de Neve na Serra Gaúcha neste Outono

Notícia de março de 2016. Quer saber mais sobre o tempo em Gramado durante sua viagem? Confira AQUI

Há chance de neve na Serra Gaúcha neste outono, é o que afirmam especialistas.

Desde de 2013 que os prognósticos não apontavam grande chance para o fenômeno aqui na serra.

Ainda estamos sob influência do El Niño aqui na região, com chuvas acima da média, no entanto ele vem perdendo força e devem dar espaço para entrada de massas polares com mais intensidade.

Já viu nossa seção de promoções?

Dica: Para quem quer economizar em Gramado e conhecer mais a cidade >>  Gramado Blog Premium

“O El Niño está na sua fase final, as temperaturas do Pacífico estão diminuindo gradativamente. No início do outono ainda teremos uma pequena influência do El Niño, então a gente ainda vai ter, nos meses de abril e maio, chuvas um pouco acima da média. Mas nada muito expressivo, em torno de 50 milímetros acima da média”, analisa o meteorologista Solismar Damé Prestes do do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

festival de Cinema LEONID STRELIAEV (53)
Neve em Gramado – Foto de LEONID STRELIAEV – Prefeitura de Gramado

A neve é um evento muito isolado, no entanto com a confluência de alguns fatores há chance sim que ocorra antes até da chegada do inverno. Uma coisa é certa, teremos muita geada e cerração.

“Devemos ter muitos eventos de geada de forte intensidade para a região serrana. Existe também a possibilidade de neve para essa temporada. Aquela situação de calorão do ano passado não se repetirá. Estamos saindo do El Niño para uma neutralidade, o que deve fazer com que as massas polares avancem pelo país com mais facilidade e teremos mais frio “,  diz o especialista da Climatempo, Alexandre Nascimento.

As geadas foram escassas no último ano, onde tivemos até temperaturas próximas de 30° no mês de agosto, devido novamente ao fenômeno El Niño, no entanto este mês de agosto promete ser de inverno mesmo. ( Vale lembrar do Agosto de 2013 que nevou forte, veja o gráfico de temperatura de agosto/2013)

Concluindo, há Chance de Neve na Serra Gaúcha neste Outono de 2016! Prepare-se!

Fonte – O Pioneiro e G1

Saiba como gastar menos em Gramado

Gramado Blog Club

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?