Parque dedicado às flores prepara abertura no Rio Grande do Sul

São Francisco de Paula, cidade a cerca de 45km de Gramado, receberá uma novidade no final de novembro. O Mátria Parque de Flores, um espaço de 135 hectares com 30 jardins!

Inspirados em jardins da Áustria, Suíça e, principalmente, da Itália, os realizadores criaram o empreendimento turístico para encantar e ensinar sobre a natureza, combinando espécies vegetais ornamentais com as que oferecem sombra e frutas que, em breve, poderão ser colhidas pelo visitante. A previsão de permanência é de um a dois dias para a visitação completa.

Foto: Pamela Boelter Herrmann

Além de jardins e trilhas na Mata, o parque apresenta elementos da paisagem natural, como os banhados que são áreas de preservação permanente, um lago e as coxilhas do ambiente. A coleção já plantada no Parque conta com 300 espécies diferentes. São 2 milhões de mudas de flores, com destaque para o roseiral com mais de 22 mil mudas de rosas, cujo material genético foi importado da Alemanha, 12 mil árvores e um túnel de glicínias de 102m de extensão, um dos maiores do mundo. 

Foto: Gabriela Saldanha

Conheça os ambientes do parque:

Mátria Boulevard – O espaço fica na entrada do parque, onde o visitante encontra área de acolhimento, cafeteria, loja de flores e de produtos Mátria, restaurante, sanitários e a bilheteria para a entrada no parque.

O Boulevard pode ser visto da rodovia. É uma obra surpreendente, construída em um semicírculo envidraçado, com 1,8 mil metros quadrados.

Restaurante subterrâneo – Instalado à beira do Lago Azul, com deck que avança sobre as águas. O projeto arquitetônico acompanha o desenho da natureza e faz o espaço de gastronomia se encaixar na coxilha, onde os visitantes poderão caminhar sobre ele.

Monumento à Borboleta – espaço criado para proporcionar momentos de reflexão e de autoconhecimento. A borboleta, espécie característica do bioma, está desenhada no chão e foi preenchida com flores brancas. O monumento é inspiração para um contato ainda maior com a natureza e se tornou um dos grandes destaques do parque.

Casa de Chá – espaço lúdico onde, além do cardápio com blends de chá e delícias serranas, personagens receberão o público. A casa cenográfica em madeira está no alto de uma coxilha, com vista privilegiada de grande parte do Mátria.

Jardim Botânico – a coleção de plantas perenes e de época que estarão à disposição do público faz parte do papel conservacionista e educacional do parque, cujo objetivo é também ensinar a importância da vegetação, da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.

Foto: Gabriela Saldanha

Outras atrações: Jardim de brincar, barcos à remo no lago, piqueniques em duas modalidades, apresentações artísticas e oficinas culturais e de educação ambiental.

E aí, quem mais está ansioso para essa inauguração?

Saiba como gastar menos em Gramado

Gramado Blog Club

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?