Trem de alta velocidade poderá fazer viagem de 12 minutos de Porto Alegre à Serra Gaúcha

Hoje, terça-feira (19/1), foi assinado um acordo de estudo inicial de viabilidade da rota Porto Alegre–Serra. O passo importante foi feito entre o governo do Estado e a empresa Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT).

Esse ‘trem-bala’ pode atingir até 1.200 quilômetros por hora. A viagem de Porto Alegre até Gramado e Canela levaria apenas 12 minutos, dá para acreditar?

“Não há a resistência do ar. A sensação é de estar dentro de uma aeronave por haver um sistema de baixa pressão. Resolve um dos maiores problemas do transporte hoje. Não há ferrovias ou metrôs lucrativos hoje em dia. Com baixo custo operacional, poderia funcionar de forma privada, sem subsídios do governo”. O empreendedor ressaltou, ainda, que o sistema é totalmente ecológico, à base de energia solar.

Já conhece o nosso clube de desconto? Saiba mais sobre o Club

O Estado poderá ter o primeiro sistema de transporte por cápsulas de altíssima velocidade da América Latina. Até agora, a HyperloopTT já assinou acordos nos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, França, Alemanha, Índia, China, Coreia do Sul, Indonésia, Eslováquia, República Tcheca e Ucrânia.

Eduardo Leite, governador do estado, ressaltou que o RS tem uma sociedade e governo “que prezam pela ciência”. “Alguns podem pensar que este projeto não é possível de se realizar, que é futurista. Há alguns anos, já houve pessoas que não imaginariam que poderíamos ter vacinas”, lembrou. “A partir de estudos, podemos sonhar.” O governador concluiu que, apesar das dificuldades financeiras, o Estado nunca deixou de “ser rico em ideia e capacidades e empreendedor”.

FONTE: Correio do Povo

Saiba como gastar menos em Gramado

Gramado Blog Club

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?