5 Dicas de Turismo Rural e Ecoturismo em Gramado e Canela

Quem está se programando para visitar a serra gaúcha não pode ficar restrito apenas aos pontos turísticos clássicos nos centros das cidades. O turismo rural em Gramado e Canela vem chamando cada vez mais a atenção dos viajantes e ganhando espaço nas rotas de viagem da região. 

Esse tipo de passeio rende ótimas oportunidades para entrar em contato com as tradições locais e provar os sabores inesquecíveis das iguarias do interior. Leia este artigo para conferir cinco dicas de programas nesse estilo que você não vai querer deixar de aproveitar!

1. Tour Raízes coloniais + Caffé Colonial

Quem quer conhecer Gramado de verdade não pode deixar de lado a sua origem, e essa é a proposta do Tour Raízes Coloniais. O passeio leva esse nome por apresentar a região em que a cidade foi fundada pelos descendentes de alemães e italianos que colonizaram o local.

Guiado por quatro famílias que vivem ali e apresentam seus costumes culinários, arquitetônicos e culturais, o tour tem o intuito de mostrar o quão maravilhosa e autêntica pode ser a vida no meio rural. 

Os locais visitados no passeio são:

Casa Centenária

Além de encantar por preservar uma arquitetura típica italiana, a casa centenária conta um pouco da história da colonização de Gramado e se tornou ponto de conservação de deliciosos vinhos, queijos e salames locais. 

Ervateira Marcon

É impossível pensar na cultura de Gramado sem pensar no chimarrão, a bebida oficial dos gaúchos! Na Ervateira Marcon, a segunda parada do Tour Raízes Coloniais, os turistas têm a chance de acompanhar de perto o processo artesanal da fabricação da erva-mate, matéria-prima dessa iguaria. 

Museu Fioreze

No Museu Fioreze é possível conhecer as mais diversas relíquias reunidas pelo Sr. Nelson Fioreze desde que ele tinha 12 anos de idade e desenvolveu uma grande paixão por peças antigas. 

Caffè Della Nonna – Família Foss

E nada como fechar o tour com chave de ouro tomando um delicioso café! O Caffé Della Nonna é oferecido pela Família Foss em sua residência! As opções são de dar água na boca: pães caseiros assados no forno a lenha, manteiga fresquinha, geleias de frutas, queijos, salames, polenta italiana e muito mais. 

A refeição ainda é regada a muita música e animação, como uma boa família tradicional italiana sabe fazer. 

2. Vinícola Jolimont

Se você é um apaixonado por vinhos, não pode perder a oportunidade de visitar a primeira vinícola da região das Hortênsias, na serra gaúcha: a Vinícola Jolimont. Fundada em 1948, ela é uma das pioneiras do Rio Grande do Sul na produção de vinhos artesanais.

No passeio, o visitante é convidado a conhecer os muitos hectares de parreirais onde são cultivadas as uvas. O visual é incrível e os guias apresentam diversas curiosidades sobre as condições ideais de plantio e colheita.

Depois de apresentar as plantações, o passeio segue mostrando a produção do vinho, que alia o melhor dos conhecimentos antigos com tecnologia de ponta para criar bebidas deliciosas e, ao mesmo tempo, respeitar as tradições e o meio ambiente. Não se preocupe, não vai faltar a degustação!

3. Parque Fazenda da Serra

No Parque Fazenda da Serra, em Canela, é possível vivenciar a essência da cultura gaúcha em meio a muito contato com a natureza. São 4 milhões de metros quadrados de belíssimas paisagens onde se pode tanto curtir a calmaria e a liberdade, quanto optar pelas suas favoritas entre as diversas atividades oferecidas no local. 

Uma das atrações que mais costuma encantar as famílias é o passeio a cavalo pelo parque seguido de um delicioso piquenique colonial com direito a vinho e, é claro, chimarrão!

4. Flor do Vale Alambique e Parque Ecológico

O Parque Flor do Vale é um passeio para todos os gostos porque reúne parque ecológico e alambique em uma só atração. O local é perfeito para quem gosta de descansar em meio à natureza, mas agrada também os aventureiros de plantão com três diferentes trilhas. E se você levou seu amigo de quatro patas, saiba que essa é uma atração pet-friendly.

Por fim, quem gosta de cachaça (ou, pelo menos, de aprender sobre os mais diversos assuntos) não pode deixar de fora a visita ao alambique, que começa nas plantações de cana-de-açúcar, passa pelos processos de fermentação, destilação e envelhecimento e chega ao esperado momento da degustação!

5. Parque Olivas de Gramado

A última dica deste artigo é o Parque Olivas de Gramado, um paraíso que fica em cima de um canyon, rodeado de Mata Atlântica e com solo permeado de cristais: boas energias e vibrações não faltam por ali! Além disso, são mais de 12 mil oliveiras plantadas no local, onde surgiu o primeiro azeite de oliva da Serra Gaúcha.

O parque oferece atrações para toda a família, que vão desde visita à fazendinha e piquenique até trilhas e degustações sensoriais de azeite. É possível, ainda, almoçar na Trattoria, o restaurante que resgata antigas receitas dos imigrantes que colonizaram a região para que você prove os pratos deliciosos que valorizam a identidade regional.

Conheça o Gramado Blog Club

Depois de todas essas dicas, fica a pergunta: você quer curtir o melhor da Serra Gaúcha com descontos especiais? O Gramado Blog Club oferece mais de 250 cupons de desconto que podem ser usados à vontade nos passeios pela região. 

Os cupons dão desconto em restaurantes, pontos turísticos, tours, lojas, serviços e até ajudam a economizar na hospedagem no Petit Hotel Provence. Acesse o site para conhecer o Gramado Blog Club e gaste menos em sua viagem por uma das regiões mais encantadoras do Brasil! 

Saiba como gastar menos em Gramado

Gramado Blog Club

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?