Festa da Colônia em Gramado 2023

A Festa da Colônia é um dos eventos mais esperados do calendário turístico de Gramado. Realizada esse ano de 27 de abril a 14 de maio, a festa celebra a tradição, cultura, trabalho e a contribuição dos imigrantes alemães, italianos e portugueses no desenvolvimento do município. Durante o evento, os visitantes têm a oportunidade de conhecer mais sobre a história e a cultura local, além de desfrutar de comidas típicas, música, danças e atividades culturais.

A Festa da Colônia atrai turistas de todo o país e também do exterior, que buscam conhecer a riqueza cultural da região e participar das atividades programadas. Entre as atrações mais populares do evento estão as apresentações de grupos folclóricos, que mostram as danças e músicas típicas de cada uma das etnias que colonizaram a região. Além disso, os visitantes podem degustar os pratos típicos dessas culturas, como o churrasco gaúcho, a polenta, o strudel e massas italianas.

O evento acontece na ExpoGramado e é totalmente gratuito.

O que teremos na Festa da Colônia em Gramado?

Feira de produtos

Para quem quer levar para casa um pouco dos melhores produtos coloniais produzidos na região pode circular pela feira de produtos coloniais, que reúne um mix variado de produtos caseiros deliciosos, entre eles compotas, licores, embutidos, facas artesanais, mel, queijos, chás, geleias e artesanato rural.

Escolha das Soberanas

 Um ponto alto da Festa da Colônia é quando acontece a Escolha das Soberanas. Rainha e princesas também são moradoras do interior e com muito amor e simplicidade levam a alma da colonização em suas vidas e no seu dia a dia.

O evento surgiu para relembrar a primeira celebração comunitária da cidade de Gramado, a Festa das Hortênsias, realizada em 1958. As Soberanas têm entre as suas responsabilidades divulgar o evento e participam diversas vezes das celebrações de abertura ou encerramento das atividades.

Bandinhas e Grupos Folclóricos

No Palco Pró-Cultura, que fica em frente aos Biers, temos apresentações culturais de bandas, grupos de danças e corais, proporcionando momentos únicos de encantamento e diversão. 

Festa dos Espantalhos

Com muita criatividade, os espantalhos são decorados ao longo da Avenida Borges de Medeiros, transformando-se numa atração divertida e muito peculiar. Nas lavouras, este tipo de peça é utilizada para espantar os pássaros das plantações.

Museu da Imigração Alemã e Italiana e Memorial Português

Espaço destinado ao resgate da memória dos primeiros colonizadores, entre eles, português, alemães e italianos, mostrando e apresentando ao público local e visitantes o cuidado e a preservação com a história do município.

​Estes espaços contemplam objetos antigos, tipicamente característicos de cada cultura, vestimentas, escritos e manuscritos deixados pelos antepassados.

Escolinha Rural

Este espaço tradicional será palco de visitas guiadas, diariamente, incluindo oficinas de brinquedos, pintura de ilustrações temáticas e Cozinhas da Oma e da Nonna. É uma oportunidade para vivenciar as culturas dos descendentes de alemães e italianos.

​Espetáculo Origens

A contribuição dos descendentes de imigrantes alemães, italianos e portugueses para o desenvolvimento de Gramado é contada neste espetáculo que une música, dança e teatro. Através de personagens que representam as três etnias, os espectadores conhecerão parte do cotidiano dos colonos, suas lutas e sonhos que transformaram Gramado em uma cidade próspera. As apresentações estão previstas para os dias 30 de abril e 14 de maio, às 20h.

Desfile de Carretas

A carreta puxada por bois é um elemento característico nas propriedades rurais, tanto para locomoção como para transporte de produtos. Durante a Festa da Colônia, as diversas localidades do interior decoram carretas com elementos próprios da colônia, como produtos típicos, utensílios e equipamentos usados na atividade rural. 

O Desfile de Carretas ocorrerá em dois sábados, dias 7 e 14 de maio, às 16 horas, na Avenida Borges de Medeiros, no trecho entre o Expogramado e a rótula na esquina com a Avenida das Hortênsias, retornando pelo mesmo trajeto.

Jogos Rurais

​Os jogos são uma das formas de integração dos colonos nas suas residências e sociedades. Durante a Festa da Colônia, cinco competições representarão estas atividades: bocha masculino e feminino, canastra, 3 Setes e 66. Os jogos ocorrerão em espaço próprio no complexo do Expogramado.

Baixe o aplicativo Roterin e tenha seu roteiro de viagem pronto em segundos.

Saiba como gastar menos em Gramado

Gramado Blog Club

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?