Conheça o parque Mundo a vapor em Canela

Mundo a Vapor – Canela – RS

Prepare-se para voltar ao tempo em que tudo era movido a vapor. Nessa atração tradicional de Canela, você poderá ver a fabricação de diversos produtos em miniatura com o acompanhamento de guias especializados.

O Mundo à Vapor nasceu de uma história real. Na década de 1920 tinha uma oficina que prestava serviço para as serrarias da Serra Gaúcha que, na época, eram movidas por grandes máquinas a vapor. Seus três filhos foram criados na oficina e, assim, passar a criar artesanalmente réplicas, reproduzindo um processo industrial de maneira minuciosa e encantadora. Quem diria que vários anos depois, em 1991, a ideia se tornaria um dos parques mais conhecidos da região?

Em sua fachada, um trem chama a atenção do público. Ele reproduz o famoso acidente ocorrido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada atravessou uma parede e ficou pendurada a 12 metros de altura.

Dentre as principais atrações do parque estão:

LOCOMÓVEL: Locomóvel é uma máquina que ao produzir vapor gera a pressão que move os mecanismos do cilindro que ativa a máquina. Ela não anda, é fixa e foi muito utilizada pela indústria no século passado.

FÁBRICA DE PAPEL: A menor fábrica de papel do mundo também é uma das atrações no parque. Construída pelos irmãos Urbani a partir de pedaços da esteira original de uma fábrica de celulose e papel existente em Canela, a réplica impressiona pelos detalhes e funcionamento perfeito, transformando a pasta (que é feita a partir da fibra de madeira) em papel. A pequena amostra daquele papel que nasce na frente do público costuma ser entregue como lembrança.

USINA HIDRELÉTRICA: essa é uma réplica da Usina Hidrelétrica localizada na cidade de Canela. Esse tipo de geração de energia é o responsável por 70% da produção de energia no Brasil.

MAQUETE LINHA FÉRREA: Um dos destaques do parque é uma maquete de sete metros que reproduz a linha férrea entre Porto Alegre e Canela, extinta em 1963. O caminho que o trem percorria em 1924, partia da capital gaúcha, Porto Alegre, para alcançar a Serra em uma viagem que durava cerca de sete horas.  A maquete mostra as belezas do trajeto e revela detalhes dos costumes locais e do modo de vida das comunidades de imigrantes por onde o trem passava.

SIDERÚRGICA: Você vai conhecer a réplica de uma siderúrgica da Alemanha do ano de 1940, onde o ferro é produzido a partir da sucata. Seus olhos vão poder acompanhar o metal bruto sendo forjado, moldado e transformado bem na sua frente, transformando-se em um vergalhão, peça utilizada na construção civil, dentro das vigas de concreto. Quem gera toda essa transformação? A máquina a vapor é claro!

OFICINA: Uma réplica da Oficina da família Urbani, onde Omar, Benito e Hermes iniciaram seus trabalhos e se inspiraram para fazer as réplicas que estão presentes no parque. O espaço conta com peças originais utilizadas pelos irmãos.

OLARIA: O cenário que remonta ao ano de 1910 reproduz uma olaria, onde é possível ver de perto como acontece a produção de tijolos maciços. A matéria-prima – barro ou a argila – é transformada em tijolo e depois em telha na frente do expectador, que passa a entender a importância da máquina a vapor neste processo. A olaria produz cerca de 300 pequenos tijolos e telhas por dia que cabem na ponta de um dedo!  Ao final da explicação, a miniatura é entregue ao visitante como lembrança.

PEDREIRA: Tendo como referência o ano de 1885, nessa réplica é possível ver um britador sendo movido por uma máquina a vapor, demonstrando como acontecia o processo de extração das rochas nesta época. Através de dinamite, talhadeiras e marretas, pedreiros extraiam manualmente as pedras, tendo a máquina a vapor como parceira nesta árdua empreitada.

MOINHO DE PEDRA: O moinho de pedra é uma herança deixada pelos colonizadores italianos no Rio Grande do Sul, que através dele produziam a farinha de milho utilizada para alimentar as famílias. A roda d’água do moinho é movimentada por duas pedras por onde passam os grãos que vão para peneira e transformam-se em farinha bem na sua frente!

ROLO COMPRESSOR: Esta réplica mostra um rolo compressor fabricado na Alemanha em 1927. Ele pesava 10 toneladas, tinha potência de 35 HP e era movido a água e lenha. Esta máquina era usada para compactar o solo, deixando a terra plana para pavimentação de estradas. Para que você tenha uma ideia de escala, também verá neste cenário a réplica de um operador da máquina a vapor.

FÁBRICA DE ERVA MATE: Você sabia que a bebida mais famosa do Rio Grande do Sul vem de uma árvore? As folhas e talos que são colhidos da erva-mate passam por um processo de desidratação em estufa ou sapeco (as folhas ficam próximas a um braseiro). Depois vão para o soque, onde pilões, que são movidos por uma roda d´água, moem as folhas até que cheguem ao ponto certo para o chimarrão, tradicional bebida apreciada pelos gaúchos. Essa tradição data de 1930.

USINA TERMELÉTRICA: Você vai encontrar no Mundo a Vapor o cenário que exibe a forma de energia que mais cresce no mundo: a usina termelétrica. Cerca de 28% da energia nacional vem das usinas termelétricas, utilizando carvão mineral, biomassa, gás natural e outros recursos para a geração de energia. Esta é uma energia rápida em termos de produção, contudo, cara e poluente.

SERRARIA: No início da colonização da cidade de Canela (por volta de 1924), a principal fonte econômica eram as serrarias, que exploravam o corte da árvore chamada araucária. Você verá em exposição no parque o modelo de uma serraria em pleno funcionamento, sendo movida por uma máquina a vapor. O cenário é rico em detalhes e mostra todas as etapas pela qual a madeira passa quando chega a uma serraria.

FERRARIA: A máquina a Vapor é que movimenta todas as réplicas da Ferraria, cp, serra para corte do ferro, ventoinha para soprar o carvão, martelete para manhar grandes peças de ferro e a máquina de afiar. Na época (1924), esse trabalho era essencial para produção e cuidado de diversas ferramentas. Aqui no Mundo a Vapor você vê tudo funcionando, 20 vezes menor do que o tamanho real, com homenzinhos trabalhando!

 

 

 

Endereço: Av. D Luiz Guanella, 1177 – RS 235 – Rod. Canela / Gramado

Horários: aberto diariamente das 9h as 17h.

 

Mais informações em: mundoavapor.com.br

 

 

Saiba como gastar menos em Gramado

Gramado Blog Club

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?