Como aproveitar o famoso chocolate da Serra Gaúcha

Quem não ama chocolate? A nutricionista Bruna Champe preparou dicas especiais para quem vem para Gramado e não pode deixar de provar as especialidades daqui! No friozinho então.. Hum… Nada melhor!

O chocolate com certeza é o ponto fraco de muitas pessoas, e quem vem visitar a Serra Gaúcha leva na mala sempre algumas unidades desse delicioso produto, que digno de passagem, é muito bem representado pelas fábricas artesanais da região.

Por aqui existem dezenas e mais dezenas de lojas de chocolate, então fique tranquilo! Basta dar uma voltinha pela cidade que você verá tamanha variedade!

A ANVISA publicou que, o produto chocolate só pode ser denominado desta forma, se seu preparo conter cacau e açúcar com adição ou não de outros componentes alimentares.

Vamos falar brevemente dos tipos de chocolates que existem e suas diferenças.

Chocolate ao Leite: O mais tradicional e queridinho de todos, leva massa de cacau em sua composição (menos de 50%), manteiga, leite e açúcar. Essa mistura garante uma coloração marrom mais clara e sabor mais adocicado.

Chocolate Branco: Leva em sua composição manteiga de cacau e não massa de cacau, fazendo com que ele tenha essa coloração branquinha, também é composto por leite e açúcar.  É a versão mais doce dos chocolates.

Chocolate Amargo: Pode ter variação de cor, aroma e sabor, dependendo da quantidade de cacau que irá compor sua receita. Qualquer chocolate que contenha mais de 50% de cacau em sua composição, já pode ser classificado como chocolate amargo.

Dentro dessas classificações, encontramos também chocolates diets, sem lactose, funcionais, com oleaginosas (amêndoas, nozes…), dentre outros. O melhor é que aqui na Serra, todas as fábricas possuem todas essas variedades de chocolates, então, joguem-se. Aproveite essa diversidade e escolha o que se encaixa melhor com o seu perfil.

Logo abaixo vou deixar uma receitinha de chocolate quente, para vocês fazerem quando voltarem de viagem e bater aquela saudade aqui do Sul.

Chocolate Quente Cremoso

Ingredientes

½ xícara de creme de leite

½ xícara de chá de leite

85g (1/2 barra) de chocolate meio amargo (50 – 70%)

Canela em pó à gosto

Em uma panela coloque o creme de leite e o leite. Leve ao fogo médio para os ingredientes aquecerem e incorporarem .  Quando a mistura estiver aquecida, retire a panela do fogo e acrescente o chocolate picado, mexa bem até derreter por completo, acrescente a Canela e volte à panela ao fogo médio, mexendo para não queimar no fundo. Você irá perceber que aos poucos o creme vai ganhando textura e cor. Vai ficar com aquela cor linda dos chocolates quentes aqui da Serra.

Rendimento: 4 xícaras pequenas

DICA: Caso você pegue um chocolate com maior valor de cacau (70% por exemplo), pode adicionar açúcar demerara à gosto.

Texto escrito por Bruna Champe

 

Quer ganhar descontos em Gramado e Serra Gaúcha?

Vem conhecer o Gramado Blog Club, um club de descontos por assinatura sem mensalidade com mais de 250 cupons de descontos em lojas, restaurantes, hotéis, serviços atrações e passeios turísticos aqui na Serra Gaúcha!

Saiba como gastar menos em Gramado

Gramado Blog Club

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?