Home office na quarentena: Como ser mais produtivo trabalhando em casa

Home office na quarentena: Como ser mais produtivo trabalhando em casa

A pandemia do coronavírus fez com que grande parte dos trabalhadores precisassem trabalhar em casa. Mas como render estando no conforto do seu lar? Te parece difícil? Separei algumas dicas para te ajudar!

1- Defina as tarefas no dia anterior

Tenha uma agenda ou um caderno para que você possa anotar no dia anterior tudo o que precisa fazer no dia seguinte. Você pode separar por ordem, deixando sempre o que é mais importante ou o que leva mais tempo primeiro. Dessa forma, você rende mais, porque quando fazemos o mais difícil primeiro, o resto fica bem mais tranquilo!

2- Crie uma rotina como se fosse sair para trabalhar

Nada de acordar às 10h da manhã! Se você acordava às 7h para trabalhar, mantenha sua rotina! Faça tudo o que você fazia se fosse sair de casa… Levante cedo, tome banho, mude de roupa (importante!), tome seu café e comece a trabalhar!

3- Deixe o celular no modo silencioso

“Não tem chefe me olhando mesmo, vou dar uma olhada nas redes sociais…” E é aí que você perde umas 5 horas do seu dia. As notificações podem ser uma grande tentação, então silencie o seu celular e, se possível, mantenha-o longe de você.

4- Defina horários

Quando estamos em casa é mais difícil resistir a tentação de começar mais tarde ou terminar mais cedo. Mas se você não quer prejudicar seu trabalho, defina horários para começar a produzir, horário para almoçar, para lanchar e para terminar!

5- Tire os pijamas

Importantíssimo! Muitas pessoas pensam: “pra que tirar o pijama se vou estar em casa? Vou sujar roupa à toa?” Não caia nesse erro! As roupas têm uma grande influência na nossa disciplina e comportamento.. Faça o teste e depois me conte: tire o pijama e xô preguiça!

6- Arrume o ambiente

Um ambiente de trabalho organizado faz toda a diferença. Não deixe um monte de coisa em cima da mesa ou tralhas espalhadas pelo cômodo. Antes de começar a trabalhar, dê uma geral, você vai ver que o seu rendimento será outro quanto tudo estiver no seu lugar!

7- Faça pausas

Essa é uma dica que parece simples, mas é importante. Não tente fazer tudo de uma vez só. Faça pequenas pausas, nem que sejam de 5 minutos. Faça um lanche, tome um café, vai pra janela dar uma respirada, faça um alongamento… É comprovado que nosso rendimento aumenta quando fazemos pausas saudáveis!

8- Não pule refeições

A falta de um horário fixo, como num escritório, faz muitas pessoas começarem a trabalhar sem o café da manhã ou pular o almoço e deixar pra comer algo só no fim do dia. Não faça isso, você fica mais lento e preguiçoso se ficar em jejum e não queremos isso, né?

9- Vença as tentações

Eu entendo que é difícil resistir à sua cama ali do lado, a TV da sala.. Acredite, eu trabalho há dois anos em home office e sei como é uma tentação, mas você precisa separar sua vida pessoal da profissional.

Não dá pra brincar com seu filho na hora que você estiver trabalhando num assunto importante – afinal, se você estivesse no escritório não abriria essa exceção, certo? Saiba o momento certo de focar nas tarefas e o momento do seu lazer.

Saiba como gastar menos em Gramado

Gramado Blog Club

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?