Por que Gramado se tornou uma cidade turística?

Por que Gramado se tornou uma cidade turística?

Segundo dados da ERG, Gramado recebeu mais de 760 mil turistas apenas em 2023, um aumento de mais de 9% de pessoas em comparação ao ano de 2022.

No entanto, o que faz essa cidade receber tantas visitas? Aliás, por que Gramado se tornou uma cidade turística?

Então, motivos não faltam e abaixo você vai conferir alguns dos principais. Acompanhe agora mesmo!

Conheça: A melhor forma de economizar em Gramado

Belezas naturais

Gramado é abençoada com uma beleza natural que cativa os visitantes o ano todo.

A cidade é rodeada por montanhas majestosas, vales verdejantes e lagos! No inverno, a neve cobre a paisagem e o cenário é de tirar o fôlego.

Portanto, essa cenografia natural é um ímã que atrai milhares de turistas o ano todo. Afinal, não é algo que se veja tão facilmente no Brasil, não é mesmo?

Por que Gramado se tornou uma cidade turística
Lago Negro

Clima agradável

O clima ameno de Gramado é um dos principais atrativos para visitantes em busca de alívio do calor tropical do Brasil.

No inverno, as temperaturas frias criam o cenário perfeito para o romance e atividades relacionadas à neve, chegando a atingir até 0°C.

No entanto, mesmo durante o verão, as temperaturas suaves tornam a cidade um refúgio agradável para aqueles que desejam escapar do calor escaldante das regiões litorâneas.

Herança cultural

A influência europeia é evidente em cada esquina de Gramado. Colonizada por imigrantes alemães e italianos no século XIX, a cidade preserva com orgulho sua herança cultural.

A arquitetura encantadora das casas de estilo enxaimel, as ruelas de paralelepípedos e a culinária de inspiração europeia, como o famoso fondue e os deliciosos chocolates artesanais, fazem os visitantes se sentirem como se estivessem em uma pequena cidade europeia, sem sair do Brasil.

jantares típicos
Noite Alemã

Infraestrutura de qualidade em Gramado

Gramado investiu significativamente em sua infraestrutura turística para garantir que os visitantes tenham uma estadia confortável e memorável.

Assim, a cidade oferece uma ampla variedade de opções de hospedagem, desde hotéis luxuosos até aconchegantes pousadas.

Os restaurantes locais servem pratos deliciosos e atraentes para todos os paladares.

Além disso, as lojas e atrações turísticas são diversas e incríveis, oferecendo aos turistas a garantia de uma experiência de alta qualidade.

Eventos e festivais

Gramado é palco de eventos e festivais de renome que atraem visitantes de todo o país.

O Festival de Cinema de Gramado é um destaque, exibindo produções cinematográficas de alta qualidade e atraindo cineastas, atores e amantes do cinema.

Além disso, o Natal Luz de Gramado é uma celebração mágica que transforma a cidade em um espetáculo de luzes, música e encanto natalino, proporcionando uma visão dos sonhos para os visitantes durante a temporada de festas.

Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Diversidade de atrações em Gramado

Uma das razões pelas quais Gramado é tão atraente é a variedade de atividades e atrações disponíveis para os visitantes.

Além da beleza natural e eventos especiais, a cidade oferece parques temáticos emocionantes, museus que contam a história local, passeios de trem pitorescos e jardins encantadores, como o famoso Lago Negro.

Com algo para todos os gostos e idades, Gramado é um destino ideal para viagens em família, casais em lua de mel e grupos de amigos que desejam explorar essa cidade encantadora.

Snowland em Gramado é eleito melhor parque temático do Brasil
Com o Club você tem desconto nos principais atrativos da cidade.

Gastronomia

A gastronomia de Gramado é uma atração por si só. Com sua forte influência europeia, a cidade oferece uma experiência culinária excepcional.

Os visitantes podem desfrutar de pratos deliciosos, como fondue, raclette suíço e culinária italiana autêntica.

Os chocolates artesanais produzidos localmente são verdadeiras obras de arte com sabores que derretem na boca.

Além disso, a cidade é famosa por seus cafés charmosos, onde os turistas podem degustar cafés gourmet e apreciar sobremesas tentadoras.

Fondue do Catherine, um dos meus preferidos

Agora, quando você se perguntar por que Gramado se tornou uma cidade turística, a resposta é clara: é a combinação harmoniosa de diversos elementos que fazem desta cidade na Serra Gaúcha um destino verdadeiramente mágico e inesquecível para todos os que a visitam.

Gramado não é apenas um lugar para fazer turismo! É um local onde as memórias são criadas e onde os visitantes se apaixonam pela sua beleza e encanto!

Saiba como gastar menos em Gramado

Gramado Blog Club

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?