Você sabe quem inventou o chocolate? Esse doce popular de admiração praticamente unânime demorou para tomar o formato do jeitinho que o conhecemos. Lá nas civilizações antigas, como Incas e Maias, a semente do cacau já era consumida, por exemplo.
Descubra mais sobre a história do chocolate e porque o de Gramado é tão especial!
Quem inventou o Chocolate?
Quem inventou o chocolate em pó e, depois, em barra foi o inventor Coenrad Van Houten em 1825. Ele criou uma prensa que permitia separar o licor da manteiga de cacau, assim, foi possível fazer um chocolate em pó mais saboroso que, junto com a manteiga, se tornava uma barra.
Porém, o começo do consumo do cacau é datado entre os anos 250-900 depois de Cristo. A civilização Maia, por exemplo, plantava o cacau, colhia e torrava as sementes formando uma pasta que depois era misturada à água, pimenta, cereais e demais ingredientes. O resultado final era uma bebida consumida pela realeza, já que as sementes eram bem valiosas.
Assim, a semente passou a se tornar mais popular até Coenrad Van Houten criar o chocolate em barra e o alimento cair no gosto e acesso de muitos países. Interessante não é?
Por que o chocolate de Gramado é tão popular?
Agora que você já sabe quem inventou o chocolate, deve estar se perguntando por que o de alguns lugares do mundo são tão famosos, como Suíça e, especialmente aqui no Brasil, em Gramado.
De fato, os chocolates de Gramado são especiais! Tudo começou quando o brasileiro Jayme viajou para Bariloche, na Argentina, e conheceu a produção de chocolate artesanal. Assim, ele teve a ideia de criar a própria (e primeira!) fábrica de chocolate em Gramado em 1975.
Foi a partir daí que o chocolate em Gramado se tornou popular e uma verdadeira atração turística da cidade, principalmente devido a fábrica pioneira Chocolates Prawer, que oferece sabores especiais de chocolate.
Festival do chocolate na Capital Nacional do Chocolate Artesanal
Gramado é a sede do famoso Festival do Chocolate, um evento anual que acontece perto ou durante a Páscoa voltado ao mundo deste doce tradicional. Nele, os visitantes podem provar variedades de chocolate em barra, bombons e outros doces.
Além do festival, outro fato que comprova e explica a fama dos chocolates de Gramado é que a cidade foi considerada oficialmente a Capital Nacional do Chocolate Artesanal, o que confirma a qualidade, tradição e orgulho pelo saboroso doce da cidade.
Onde provar a diversidade de chocolates de Gramado
Então, gostou de saber quem inventou o chocolate? Se você está curioso sobre quais lugares pode provar esse doce delicioso em Gramado, veja algumas dicas de passeio abaixo:
- visite da incrível fábrica da Prawer
- – visite a fábrica de chocolates Lugano;
- – passeie pela Tour Florybal;
- – visite o Parque Mundo de Chocolate;
- – vá no Reino do Chocolate.
Gostou do artigo e ficou com desejo de chocolate? Então conheça o Gramado Blog Club, que oferece descontos em compras de diversas marcas como Planalto, Caracol, Lugano, Dolce Monte, Chocolataria Gramado e muito mais!