15 Anos Dourados: jovens assistidos pelo Instituto do Câncer Infantil comemoram data em Gramado

O tão esperado aniversário de 15 anos é um grande sonho para a maioria das adolescentes. E isso não é diferente para as pacientes do Instituto do Câncer Infantil. Entendendo a importância desse momento, o ICI realiza há cinco anos os 15 Anos Dourados, projeto que proporciona a meninas que já superaram o câncer ou que ainda estão em tratamento, uma experiência especial para marcar esta data.

Depois do dois anos sem festas, em razão da pandemia, o evento volta ao seu formato original. Em parceria com o fotógrafo Dionathan Santos, idealizador do Projeto, nove adolescentes que completaram ou completarão 15 anos em 2022 terão o seu “dia de princesa”, que já está marcado para 25 de setembro, no Sociedade Germânia, em Porto Alegre.

Mas as comemorações já começam dia 29 de agosto, com uma viagem de três dias à Gramado para uma programação singular. Com visita a fábrica de chocolate, passeios em pontos turísticos, book fotográfico e passeio de limusine, o projeto proporciona essa experiência para as jovens através de parceiros e voluntários do Instituto do Câncer Infantil.

Confira a programação das meninas em Gramado:

29.08 – Segunda

13h- Almoço na Galeteria Cattedrale- Canela

15h- Visita ao Hard Rock Café Gramado

16h- Chegada ao Hotel Alpestre 

19h- Jantar na pizzaria Cara de Mau

30.08 – Terça

7h30- Café da manhã hotel em grupo

9h- Passeio centro de Gramado

10h- Visita à fábrica da Chocolate Gramadense 

11h30- Almoço na Cantina Pastasciutta

13h- Produção para book no hotel com equipe Duda Catanio

14h- Book fotográfico no hotel com vestidos Inês Noivas

17h- Passeio de limousine (saída e retorno ao hotel) com King Limousines

18h30- Jantar no restaurante Alice e o Chapeleiro 

20/21h- Retorno ao hotel

31.08 – Quarta

7h30- Café da manhã no hotel em grupo

9h- Passeio no Selfie Gramado

12h- Almoço no Casa da Madre Restobar 

Retorno para POA

Sobre a iniciativa

Desde 2017, parceiros e voluntários se unem para oferecer a festa às debutantes assistidas pelo Instituto do Câncer Infantil. A iniciativa surgiu com o fotógrafo Dionathan Santos: “Através de parceiros muito especiais conseguimos realizar esse sonho para as meninas que, em outras circunstâncias, nem teriam suas festas de debutantes. Esse momento representa não apenas a festa de 15 anos delas, mas uma celebração à vida”, destaca.

Com a pandemia, o projeto precisou se adaptar. Em 2020, o fotógrafo Dionathan percorreu mais de 1.700 km, passando por seis cidades do Rio Grande do Sul, fotografando sete debutantes que receberam vestido e sapatos de festa, uma joia e uma caixa de aniversário para que a data fosse marcada na história dessas guerreiras. O resultado desses encontros foi eternizado em fotos e vídeos para um álbum personalizado.

Em 2021, Dionathan percorreu 300 km por Gramado, Vera Cruz, Montenegro, Novo Hamburgo, Portão, Dois Irmãos e Porto Alegre, Canoas, Barra do Ribeiro, Viamão, Alvorada e Magistério, para fotografar e presentear as sete meninas douradas.

Passando o período do isolamento social, o projeto 15 Anos Dourados volta ao formato original em 2022, realizando a tradicional festa de debutantes no dia 25 de setembro.

Sobre o Instituto do Câncer Infantil

O ICI é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de caráter médico-científico, assistencial, de ensino e desenvolvimento técnico. Dada a complexidade do cuidado que se deve ter nos diferentes momentos do tratamento, o ICI disponibiliza uma equipe multidisciplinar, a qual atua na assistência integral ao paciente. Os serviços oferecidos envolvem as áreas de serviço social, médica, nutrição, apoio pedagógico, psicologia, odontologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, educação física e fisioterapia. Como parte complementar da equipe são ofertadas ações nos seguintes núcleos: copa, festividades, assistência à família, autoestima, Reiki, recreação, oficinas de artesanato, núcleo acompanhar e núcleo jurídico. O ICI também desenvolve projetos de pesquisas científicas dedicados ao avanço de novos tratamentos para o câncer infantojuvenil. Em 2021, o Instituto do Câncer Infantil recebeu o prêmio de Melhor ONG do Rio Grande do Sul.

Saiba como gastar menos em Gramado

Gramado Blog Club

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?