Gramado para todas as idades: um projeto para devolver o protagonismo do idoso na sua cidade

Ser uma cidade com muitas belezas naturais, atrativos e programações para todos os gostos levou Gramado ao título de um dos destinos preferidos dos brasileiros. Agora, um projeto da OMS, que já abrange mil cidades em 40 países, pretende torná-la também uma cidade mais amigável para a pessoa idosa.

Com a expectativa de vida cada vez mais alta no Brasil, é um fato que precisamos olhar cada vez mais para como a nossa população envelhece.

O idealizador do projeto global e da adaptação nacional é o Dr. Prof. Alexandre Kalache, médico epidemiologista, ex-diretor da OMS e presidente do Centro Internacional da Longevidade no Brasil (ILC-BR).

Junto a ele está Fernando Aguzzoli, executor dos protocolos do projeto em Gramado, jornalista e autor de uma série de livros sobre Alzheimer e envelhecimento em diversos países. Hoje, Senior Atlantic Fellow for Equity in Brain Health pelo Global Brain Health Institute na Trinity College Dublin.

A pesquisa está sendo produzida com maestria pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) sob a orientação e coordenação dos Professores Delcio Agliardi, Margarete Lucca, Vania Beatriz Merlotti e outros membros catedráticos da universidade em multidisciplinas.
Além deles, O Instituto Moriguchi, presidido hoje pelo Dr João Senger, está no projeto representado pela Dra Berenice Werle, médica geriatra, Senior Atlantic Fellow pelo Global Brain Health Institute e uma das profissionais envolvidos nos protocolos piloto aplicados em Veranópolis, primeira cidade brasileira a receber a intervenção proposta pela OMS.
O centro de estudos Instituto Moriguchi, está localizado em Veranópolis contou com a atuação do Dr Emílio Moriguchi, Neide Bruscatto e uma série de profissionais dedicados a pesquisar o envelhecimento em uma das cidades mais longevas do país, assim abrindo portas pra que Gramado pudesse seguir o mesmo caminho.
O projeto tem envolvimento ativo do Conselho Municipal do Idoso, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Prefeitura de Gramado – comprometida em utilizar o material resultante da pesquisa pra uma mudança real para os Gramadenses.
Além dos protagonistas acima, o projeto envolve membros de todas as secretarias municipais, mostrando que envelhecer não é assunto exclusivo da pasta sanitária, mas de todo mundo!

No momento, o projeto está em fase de pesquisa no município. Nos próximos meses veremos um diagnóstico completo da situação do idoso na cidade, considerando muito além de sua saúde, mas também participação social, emprego, cultura e outros aspectos que fazem parte da vida de qualquer pessoa.

Além das secretarias municipais e da sociedade como um todo ser envolvida, a comunidade idosa terá participação ativa no projeto. Será para eles e por eles.

Prof. Delcio, da UCS, na aplicação de questionários junto a população idosa

O grande objetivo é obter para a cidade de Gramado o selo de cidade amigável aos idosos, assim entrando para o hall global de cidades que fazem parte dessa iniciativa da OMS.

E vale dizer que esse título não é importante apenas para a comunidade idosa, mas para toda a nossa população. Uma cidade que se preocupa em tornar-se mais preparada para atender as necessidades das pessoas, consequentemente é uma cidade mais segura e com uma melhor qualidade de vida.

Gramado é conhecida mundialmente como uma cidade para casais, famílias e crianças. Em breve, veremos nossa cidade reconhecida também como uma cidade amiga do idoso e que valoriza todos os aspectos de uma vida com dignidade, independência e autonomia..

Carros passando e vários prédios ao fundo Gramado RS

Saiba como gastar menos em Gramado

Gramado Blog Club

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?