Festa da Colônia em Gramado 2024

A 33ª Festa da Colônia em Gramado não é apenas outro evento no calendário, mas um resgate às raízes culturais que formaram a Serra Gaúcha. Assim, de 25 de abril a 12 de maio, a Expogramado se transforma num palco de celebração da herança dos imigrantes alemães, italianos e portugueses.

Essa festa, que já é muito querida tanto por moradores quanto por turistas, se tornou um marco na preservação e promoção da cultura local. Nela, visitantes podem vivenciar a rica mistura de tradições que compõem a identidade da região, já que a Festa da Colônia em Gramado é uma vitrine viva da agricultura, da gastronomia, da música e do artesanato! Ela celebra, assim, o modo de vida que tem sustentado as comunidades rurais de Gramado por gerações.

FESTA DA COLÔNIA

Fotos de Cleiton Thiele

Programação

Além da exibição e venda de produtos locais na Feira de Produtos, o evento promove uma série de atividades que engajam todas as idades. Desde a escolha da Rainha e Princesas da Festa, que simbolizam a beleza e a hospitalidade gramadense, até concursos criativos como a Festa dos Espantalhos, há algo para todos. A programação também inclui bandinhas típicas e grupos folclóricos no Palco Principal, oficinas de culinária regional na Escolinha Rural e até desfiles de carretas decoradas, assim demonstrando o orgulho da comunidade pela sua herança.

Um dos destaques da Festa da Colônia é o Museu das Etnias, onde visitantes podem mergulhar na história dos imigrantes que fundaram Gramado. Além disso, a gastronomia desempenha um papel central na festa, com espaços dedicados à comida típica como o Café da Colônia e as cozinhas da Oma e da Nonna.

A inclusão de atividades interativas como os Jogos Rurais e a produção de alimentos em Fornos de Barro enfatiza a conexão entre as tradições passadas e as gerações presentes, promovendo também uma demonstração da paixão pelo trabalho manual e pela autenticidade.

Fotos de Cleiton Thiele

Feira Feito em Gramado

Este ano, a Festa da Colônia coincide com a Feira Feito em Gramado, com mais de 160 expositores, o que agrega ainda mais à vasta programação do evento. Para quem busca conhecer ou revisitar a verdadeira essência cultural da Serra Gaúcha, então essa é a época certa para visitar a região! Assim, você consegue celebrar a tradição, a cultura e o espírito comunitário que são a alma daqui. Prepare-se para momentos de pura alegria, convívio e, claro, muita tradição.

Já pensou economizar até R$ 1.000,00 na sua viagem para Gramado? Então vem conhecer o Gramado Blog Club clicando aqui!

Clique aqui para fazer o seu roteiro para Gramado e região gratuitamente com o Roterin

Saiba como gastar menos em Gramado

Gramado Blog Club

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?