Festival de Cinema de Gramado: saiba tudo sobre o evento!

Após dois anos sem eventos presenciais, o Festival de Cinema de Gramado volta com força total em 2022, e com a histórica 50ª edição, que acontece entre os dias 12 e 20 de agosto. Saiba tudo sobre o festival e prepare-se para curtir o melhor do evento e da belíssima cidade da Serra Gaúcha!

Como funciona o Festival de Cinema de Gramado?

O Festival de Cinema de Gramado é um evento anual que acontece, tradicionalmente, no mês de agosto. Ele é aberto à participação de criadores de filmes de longa-metragem (acima de 40 minutos) e curta-metragem (abaixo de 30 minutos). As premiações são divididas em cinco categorias:

  • – Curta-metragem brasileira
  • – Curta-metragem gaúcha
  • – Longa-metragem brasileira
  • – Curta-metragem gaúcha
  • – Longa-metragem estrangeira

 

As obras participantes do festival são apresentadas ao público em exibições gratuitas um dia após a apresentação oficial do evento. Já para assistir às exibições oficiais e à premiação é necessário comprar ingressos.

Mas o que torna o Festival de Gramado tão especial é que ele vai muito além de assistir aos filmes – o que já é uma grande atração para os cinéfilos. O evento mobiliza a cidade toda e você não precisa ser um profissional do audiovisual para ver os filmes, participar dos painéis temáticos e ir às festas.

Além disso, quem compra ingressos vê os filmes junto com os artistas e ainda desfila no famoso tapete vermelho que vai da Rua Coberta ao Palácio dos Festivais.

Origens do Festival de Gramado

A primeira edição oficial do Festival de Cinema de Gramado aconteceu em 1973, embora a ideia do evento já existisse desde a década de 1960. No começo, ele era realizado durante o verão e era um prato cheio para a imprensa sensacionalista, graças aos hotéis lotados de celebridades.

Com o passar do tempo, o festival ganhou o respeito de artistas, estudiosos e jornalistas especializados, se tornando palco de debates relevantes sobre o meio audiovisual. O troféu Kikito dado aos vencedores se tornou a maior honraria do cinema nacional. Aliás, há uma réplica gigante do Kikito perto do centro de Gramado, ao lado da Rótula das Bandeiras. 

Mais atrações em Gramado

Como já mencionado, o festival é só uma parte de tudo que o visitante pode aproveitar durante a visita à Gramado. Veja alguns lugares que você não pode deixar de conhecer.

Palácio dos Festivais

O Palácio dos Festivais é a sede do Festival de Cinema de Gramado. Ele fica na construção que antes era conhecido como Cine Embaixador e, fora do período do festival, conta com exibições de filmes toda sexta e sábado. A bilheteria também vende ingressos para outras atrações da cidade como o Snowland e o Natal Luz.

Em frente ao local, você encontra o Caminho das Estrelas, inspirado na Calçada da Fama de Hollywood. Lá, o passatempo é tentar encontrar a assinatura do seu artista favorito.

Museu do Festival de Cinema de Gramado

O Museu do Festival de Cinema de Gramado fica dentro do Palácio dos Festivais e é o primeiro da América Latina com atrações interativas. O acervo ocupa um espaço de 584 metros quadrados e os visitantes encontram jogos, quizzes e uma ferramenta para pesquisas. 

As paredes são cobertas por fotos e cartazes organizados em ordem cronológica e que resgatam a história do festival desde 1973. Também há diversos figurinos, depoimentos de artistas e muito mais.

Se a inspiração vier, você pode até brincar de diretor de cinema, criar sua história e recebê-la direto no seu e-mail. O local conta ainda com um minicinema de 12 lugares.

Rua Coberta

A Rua Coberta fica em frente ao Palácio dos Festivais e é uma das principais representações do charme de Gramado. Durante o festival, ela é coberta pelo tapete vermelho por onde passam os artistas. Na época do Natal Luz, a rua fica enfeitada com uma decoração especial e recebe apresentações da Árvore Cantante. 

Com 100 metros de comprimento, a Rua Coberta é protegida por um teto de acrílico. Os turistas podem descansar nos bancos e curtir os diversos restaurantes e cafés, que agradam qualquer paladar. De fato, é um dos principais pontos de encontro dos turistas em Gramado.

E a cidade ainda tem muito mais a oferecer em qualquer época do ano. Veja algumas dicas para curtir Gramado na baixa temporada e aproveite para economizar na viagem!

Saiba como gastar menos em Gramado

Gramado Blog Club

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?