Festival de Cinema de Gramado – Descubra o que está por vir

O Festival de Cinema de Gramado está na sua 51ª edição, sendo um dos eventos mais esperados por muitos locais, turistas e artistas. Inclusive, está oficializado desde 73, sendo um dos principais festivais do gênero do Brasil.

Então, conheça mais sobre a história e o que esperar desse evento, garantindo diversão completa e muita emoção para a sua viagem!

A história do festival

O Festival de Cinema de Gramado nasceu em 1960 na cidade de Porto Alegre, com a primeira mostra cinematográfica. Na época, Paulo Fontoura, um importante crítico e jornalista, teve o apoio do então prefeito, Horst Volk.

Inicialmente, o festival seguia a VIII Festa das Hortênsias, com uma programação mais simbólica, mas com muitos apoiadores. Inclusive, a edição do ano seguinte só aconteceu porque o prefeito conseguiu o patrocínio da Ortopé. Como resultado, garantia uma série de filmes do gênero pornochanchadas.

Já em 73, o festival se tornou oficial no Instituto Nacional de Cinema, tudo porque a comunidade de artistas, imprensa e turistas realizaram um grande movimento.

Logo, foi a partir daquele ano que iniciou-se a contagem dos eventos. Nos primeiros anos, aconteceu no verão, depois passou a ser na primavera e até chegou no outono. Após os anos 90, o mês oficial se tornou agosto.

Vale destacar que as primeiras edições do festival passaram por alguns contratempos. Já que o sensacionalismo estava em alta. O que também incluía problemáticas referente a nudez as crises artísticas. Não à toa, se tornou um dos assuntos mais falados no país.

Tudo isso fez com que o Festival de Cinema de Gramado foi capaz de se tornar um grande evento mesmo diante de todas as polêmicas e dos movimentos políticos da época. Inclusive driblando toda a censura da década de 70.

Cabe destacar que o primeiro longa latino-americano reproduzido no festival foi de Sérgio Renan, uma obra de drama chamada La Tregua.

Premiações

As principais premiações do festival são dos de Melhor Roteiro, Edição, Fotografia, Trilha Musical, Direção de Arte. Em seguida, tem-se as premiações de melhor Filme, Direto, Ator, Atriz, Ator/Atriz coadjuvante.

Já os prêmios especiais incluem o Especial do Júri, Critics Award, Júri Popular e há ainda quatro troféus especiais:

– Oscarito: para os grandes atores do Brasil;
– Eduardo Abelin: entidades, cineastas ou diretores;
– Kikito de Cristal: os expoentes do cinema latino-americano;
– Cidade de Gramado: troféu destinado aqueles que tem alguma ligação com a história da cidade e/ou contribuíram com o evento.

Festival de Cinema de Gramado – Edição 2023

A edição de 2023 do festival já tem data marcada: começando em 11 de agosto e finalizando no dia 19. Pensando nisso, vamos começar com a programação.

No dia 11 de agosto, o festival se inicia om o Educavídeo as 19 horas, no Palácio dos Festivais.

Já no dia 12 de agosto, a programação começa as 9 horas com a Oficina: II Mercado Audiovisual entre Fronteiras, sendo o primeiro encontro com o ministrante Fran Rebelatto.

As 16 horas começa a abertura oficial do festival na Rua Coberta com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado. As 17 horas a rua é aberta ao público e as 18 horas há a Mostra Competitiva com a entrega do Troféu Cidade. As 20 horas, o dia termina com a Mostra de Documentários Brasileiros.

O dia 13 de agosto está cheio, começando com:
– Debate dos Filmes concorrentes exibidos na noite anterior às 10 horas;
– Prêmio Assembleia Legislativa às 13 horas;
– Oficina: II Mercado Audiovisual entre fronteiras às 14 horas;
– Debate dos Curtas Gaúchos às 16h30min;
– Memórias sem Fronteiras: Apresentação do portal de cinema gaúcho também às 16h30min;
– Mostra Competitiva às 17 horas;
– Mostra de documentários brasileiros às 20 horas.

Já no dia 14 de agosto, o festival conta começa com a Reprise as 9 horas e segue para o debate, prêmio assembleia e oficinal. Depois, há o Gramado Film Market as 15 horas. Segue com o debate dos curta, outra sessão do Gramado Film Market e muito mais.

Como são diversas premiações e acontecimentos, você pode conferir o cronograma completo do festival no site oficial.

datas do festival de cinema de gramado

Ingressos

Em relação aos ingressos, até o momento não há maiores informações nas plataformas oficiais do evento. Então, é preciso esperar. Na edição de 2022, a troca dos ingressos foi realizada em um período específico através da doação de 2kg de alimentos não perecíveis.

Sendo que cada indivíduo (CPF) conseguia realizar a troca de até dois ingressos. Isso valendo para alguns eventos.

Já para as sessões noturnas, as entradas custam a média de R$80 e a entrada para as grande noite de premiação pode chegar a R$200.

Vale dizer que existem diversas programações gratuitas, com painéis abertos ao público e superinteressantes.

Museu do Festival de Cinema de Gramado

O Museu é um dos pontos altos dos visitantes a Gramado.

Afinal, é aqui que você encontra diversas peças únicas e incríveis, uma conexão com o meio artísticos, personalidades, cineastas e obras que vão tirar o seu fôlego. Além de muitas experiências imersivas.

Dessa forma, o museu apresenta a história do festival ao longo de todas as décadas e ainda conta com um espaço gastronômico no Curta Café.

Membros do Club tem 50% de desconto no ingresso, então aproveite!

Cabe destacar que os ingressos são válidos por 6 meses após a compra, é necessário apresentar um documento de identidade com foto e menores de 5 anos não pagam.

E se você quiser saber tudo o que acontece na cidade e garantir uma viagem ainda mais completa, não deixe de baixar o app Roterin, clicando aqui.

O que acontece na Rua Coberta?

A Rua Coberta é um dos grandes e importantes locais de Gramado, famosa por atrair milhares de turistas todos os anos.

Durante o Festival de Cinema de Gramado, é aqui que um grande tapete vermelho é estendido. Ou seja, o point onde os atores e diretores passam em busca de seus prêmios.

Como resultado, é um espetáculo a parte de todo o festival, atraindo turistas, locais, fotógrafos, imprensa e muito mais. Tudo para homenagear o festival, ver a incrível decoração do lugar, tirar fotos no Kikito e com artistas brasileiros e muito mais!

Saiba como gastar menos em Gramado

Gramado Blog Club

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?