Conheça a Mina de Gramado e Faça Um Passeio Inesquecível Pelo Mundo das Pedras Preciosas

A Serra Gaúcha é um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil — e, mesmo assim, as pessoas não fazem ideia da quantidade de atrações possíveis! São tantas opções diferentes que parece praticamente impossível esgotar as possibilidades: sempre vai ter algo novo para descobrir na região.

Além disso, a imensa variedade de passeios é capaz de agradar os mais diversos tipos de turistas e ocasiões, o que faz com que o destino seja perfeito para viagens em casal, em família, entre amigos, em excursões e até mesmo para quem viaja sozinho. 

E um passeio que te apresenta um universo bastante interessante é, certamente, a visita à Mina de Gramado! Confira, neste artigo, informações sobre essa atração totalmente diferente do comum.

Mina de Gramado: informações práticas

A Mina de Gramado fica na Rua Germano Boff, que fica na altura do km 31 da rodovia RS 235, a cinco minutos de carro do centro de Gramado

Seu horário de funcionamento para visitação é das 8h30 às 16h30, de segunda a segunda. A loja, por sua vez, fica aberta sempre até às 17h. 

O local tem estacionamento próprio, os ingressos são vendidos diretamente na bilheteria e o passeio, além de ser recomendado também para as crianças, é totalmente acessível a idosos e pessoas com deficiência física: existem rampas de acesso para todas as áreas e, caso necessário, cadeiras de roda são disponibilizadas.

O que é a Mina de Gramado

A Mina de Gramado foi fundada por uma família que trabalha há mais de 50 anos no ramo das pedras preciosas. O empreendimento foi fundado em 2012, com o intuito de oferecer ao público a experiência de se sentirem explorando uma mina de ametistas e se encantar com a natureza das formações geológicas. 

O local, então, é a réplica de uma mina, além de contar com um museu de pedras preciosas, um corredor energético e, é claro, a loja. 

A réplica da mina de ametistas conta com mais de 80 metros de passeio por debaixo da terra, onde é possível ver os mais diversos exemplares da pedra, como quartzos, selenitas, calcitas e muito mais.

O museu, por sua vez, conta com mais de 1000 exemplares de minerais, gemas e fósseis selecionados do mundo inteiro. 

O corredor de energias, além de ser uma belíssima obra de arte, emana as diferentes energias das pedras e se torna uma experiência revigorante. A ametista é considerada a pedra da sabedoria e do equilíbrio, e está ligada a proteção, transmutação, vitalidade e elevação espiritual. 

Por fim, na loja é possível encontrar uma enorme diversidade de produtos feitos com pedras preciosas, que vão desde jóias a objetos de decoração.  

Aproveite para conhecer, também, o Parque Tomasini e o Restaurante Carazal

Ao longo de uma viagem, é sempre interessante conseguir orquestrar passeios próximos para o mesmo dia, com o intuito de otimizar o turismo e gastar menos tempo com deslocamentos, não é mesmo?

Como a Mina de Gramado fica dentro do Parque Tomasini, essa é uma ótima oportunidade também para desfrutar da natureza passeando por ali e praticar as atividades ao ar livre disponíveis no local, como tirolesa e arvorismo.

Além disso, se o seu passeio contemplar a hora do almoço, o Restaurante Carazal, que também fica dentro do parque, é uma ótima opção! O buffet de comida caseira oferece as comidas típicas coloniais da região e, aos sábados e domingos, conta ainda com música ao vivo. 

Quer saber como economizar na sua viagem a Gramado?

Se você gostou deste artigo e já quer programar a sua visita à Mina de Gramado e demais atrações da Serra Gaúcha, saiba que é possível fazer esses passeios com economia! O Gramado Blog Club oferece mais de 300 cupons de desconto para você usar à vontade enquanto conhece toda a região — e os assinantes têm entrada gratuita na Mina! 

Dá para usar os cupons em restaurantes, pontos turísticos, tours, lojas, serviços e até mesmo para economizar na hospedagem. Acesse o site para conhecer o Gramado Blog Club e economize em sua viagem! 

Saiba como gastar menos em Gramado

Gramado Blog Club

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?