Como É O Passeio De Maria Fumaça Em Gramado E Onde Conseguir Promoção?

O passeio de Maria Fumaça em Gramado está no roteiro de quase todos que vêm visitar a Serra Gaúcha. Afinal, não é sempre que se pode entrar em uma locomotiva do século passado e conhecer as cidades históricas do Sul do Brasil em uma viagem regada a música e vinho. 

 

Para quem gosta de se sentir em uma viagem no tempo, mergulhar na paisagem natural e aprender mais sobre a cultura e história gaúcha, o passeio é ideal! 

 

Como é a locomotiva do passeio de Maria Fumaça em Gramado

 

O passeio de Maria Fumaça em Gramado é feito em verdadeiras máquinas a vapor, transportes que marcaram o período histórico chamado de Revolução Industrial. 

 

Hoje, a locomotiva é extremamente rara, com poucos números ao redor do mundo, e a Serra Gaúcha possui três em Bento Gonçalves, sendo uma exposta na estação férrea e duas a todo vapor percorrendo os trilhos (dos anos 1941 e 1954). Ambas possuem seis carros e são acesas com lenha, cujo fogo é alimentado durante todo o trajeto em uma velocidade que varia de 20 a 30 km/h.

 

Quem tem a oportunidade de viajar nessas máquinas poderá sentir que voltou no tempo porque, além do charme, estará em um transporte que literalmente conecta os dias atuais aos antigos. 

Como é o passeio de maria fumaça em Gramado e onde conseguir promoção?

Por onde passa o passeio de Maria Fumaça em Gramado?

 

Embora muita gente procure por “passeio de Maria Fumaça em Gramado”, é importante dizer que o passeio não passa por Gramado, mas sim por Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi, cidades colonizadas por imigrantes italianos. 

 

O motivo de ser chamado de “Maria Fumaça em Gramado” é que existem agências de turismo que realizam a saída de Gramado até a estação de Bento Gonçalves por ônibus ou van e, lá, começa a viagem no trem. 

 

Trajeto da Maria Fumaça

 

O trajeto começa saindo da Estação Bento Gonçalves, inaugurada em 1919 e localizada no município homônimo, o berço da vitivinicultura do Brasil e reconhecido como a Capital Brasileira da Uva e do Vinho.

 

Por ter essa reputação, os passageiros já podem desfrutar de uma degustação de vinho logo na estação e, em seguida, a viagem continua no trem com apresentações de corais, show de tarantela e  teatro.

 

Garibaldi

 

Ao chegar em Garibaldi os passageiros são recepcionados com mais música gaúcha e italiana, degustação de espumante e suco de uva. 

 

A cidade fica a 110 quilômetros de Porto Alegre e pertence à 1ª Colônia da Imigração Italiana. Ela é reconhecida como a Capital Brasileira do Espumante por integrar a Região da Uva, Vinho da Serra Gaúcha e o Vale dos Vinhedos. 

 

Carlos Barbosa

Carlos Barbosa é o destino final do passeio de Maria Fumaça em Gramado. O município  é pequeno e pacato, além disso, é conhecido como a cidade com o “a faca e o queijo na mão” por ter ótimos queijos.

 

É um passeio cheio de verde, vista bonita, música e diversão para quem quer conhecer a Serra Gaúcha de uma forma mais tradicional.

 

Parque Temático Epopeia Italiana

 

Dependendo do pacote de passeio de Maria Fumaça em Gramado que você escolher, terá a oportunidade de conhecer o Parque Temático Epopeia Italiana, que fica próximo à estação Bento Gonçalves. É um local com 2000m² de área coberta e nove cenários com efeitos especiais e tamanho real. 

 

O local conta a história real do casal de imigrantes italianos por meio de exposição de roupas, exibição de filmes e réplicas dos locais pelos quais o casal passou. É um passeio bem bonito e ideal para quem ama história! 

 

Qual é o valor do passeio de Maria Fumaça e como conseguir cupom de desconto em Gramado?

 

O valor do passeio de Maria Fumaça vai depender da agência, dia e também do roteiro, que pode incluir refeições e visitações, como:

 

  • – almoço no vale dos vinhedos;
  • – visita e degustação em cantinas e/ou vinícolas;
  • – visita e degustação em queijarias;
  • – visita em lojas e fábricas;
  • – visita em parques.

 

O valor médio de ingressos para adultos está entre cerca de R$ 178,00 e R$390,00 variando de acordo com a temporada, o que deseja incluir no passeio e também o pacote que a agência oferece. 

 

Como conseguir cupom de desconto para o passeio de Maria Fumaça em Gramado?

 

Se você quer fazer o passeio completo com direito a todas as paradas, visitas em parques e degustações, o valor pode sair um pouco alto. Mas, com a ajuda do clube de assinatura Gramado Blog Club, você paga mais barato! 

 

Somos um clube de assinatura que dá mais de 250 cupons de desconto para você usar diversas atrações, restaurantes e lojas em Gramado, Canela e região, tudo sem mensalidade! Pagando apenas uma vez, você tem direito a cupons válidos por um ano. 

 

Somos parceiros da agência Rock Turismo e, por isso, quem assina o clube tem desconto de 5% na Tour Vinhedos e Maria Fumaça.

 

Saiba mais sobre o clube de assinatura e tenha uma viagem verdadeiramente mágica e barata na Serra Gaúcha! 

 

Saiba como gastar menos em Gramado

Gramado Blog Club

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?