Como organizar a mala quando o destino é a Serra Gaúcha

10845 14

Oi pessoal, meu nome é Nathalia e fui convidada pelo Lucas para dar dicas do que levar na mala quando seu destino é a Serra Gaúcha. Eu sou apaixonada pelo clima daqui pois temos as 4 estação bem definidas durante o ano (as vezes num único dia!) então podemos abusar da criatividade e curtir o melhor de cada clima num único lugar.

Veja como conseguir um super desconto em hotéis em Gramado e Canela

 

A primeira coisa a se fazer antes de arruma a mala é conferir a previsão do tempo, pois a temperatura pode oscilar muito e as vezes de uma semana para a outra pode variar mais de 20°C! Se você mora em regiões quentes e é sensível ao frio também deve levar em consideração e caprichar ainda mais nas peças quentinhas.

gráfico que mostra as variações de temperatura na serra gaúcha ao longo de um ano

O inverno inicia em junho, mas a partir de abril o friozinho começa a dar as caras e a temperatura média é de 8°C a 17°C, podendo fazer até -3°C nos dias mais rigorosos, então minha dica é: capriche nas camadas! (blusa térmica, calça térmica, tricot e casaco pesado) durante a manhã e a noite o frio é mais intenso. Nos pés invista nas botas, caso esteja muito frio você pode comprar palmilhas de pele de ovelha e colocar no seu calçado, assim o pé fica bem quentinho e evita a umidade, já vi esse artigo em várias lojas no Centro de Gramado. E claro, abuse dos cachecóis, gorros e luvas. Mas vale avisar que é bem comum ter dias com temperaturas de 26°C em pleno inverno!

 

Na primavera e outono o clima é bem ameno, e a temperatura varia de 15°C a 25°C, então uma manga longa é o suficiente durante o dia, mas sempre leve um casaco jeans, de couro ou cardigan de tricot, pois quando o sol baixa fica bem fresquinho.

Durante o verão a temperatura aumenta e os dias ficam mais longos, as médias entre 20°C a 30°C. Ótima época para usar vestidos, saias, shorts e peças bem leves, nos pés abuse de sapatilhas e sandálias, mas sempre leve um casaquinho leve para noite, mesmo no verão.

Bom, como vimos acima a diversidade climática da Serra Gaúcha é super variada, mas se fossemos misturar todas as temperaturas teríamos uma perfeita meia estação. Ou seja, clima ameno durante o dia e fresquinho a noite. Então independentemente da época que você viaja, acho bacana dividir sua mala assim: 60% com roupas e calçados da estação; 30% com roupas e calçados de meia estação e 10% com roupas e calçados da estação oposta, para prevenir caso o clima mude completamente, pois acredite, acontece com mais frequência que você imagina!

E minha dica final para aproveitar ao máximo a Serra Gaúcha é: conforto! Abuse de sapatilhas, tênis, sandálias e botas de salto baixo. A maioria dos programas que a região oferece são para serem explorados caminhando, então é primordial que o look seja confortável.

 

Agora você já está por dentro do clima e como se vestir para aproveitar ao máximo a Serra Gaúcha, curta muito a nossa arquitetura, gastronomia, lojas, vinícolas, belezas naturais e eventos,  tenho certeza que vai se apaixonar!

 

E ai pessoal, gostaram do post? Se tiverem mais dúvidas é só escrever nos comentários que eu respondo! Aproveito para convidar vocês para seguir a fanpage da benta ateliê no facebook  e  @eubenta no instagram

 

Te aguardamos por aqui!

Escrito por Nathalia Tondo Guedes, benta ateliê

Veja Também:

Conheça a Marca Benta Ateliê em Gramado

 

 

Total 213 Votes
9

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

About The Author

Meu nome é Lucas, e te convido a descobrir Canela e Gramado na Serra Gaúcha comigo.

14 Comentários on "Como organizar a mala quando o destino é a Serra Gaúcha"

  1. Oi, Boa noite!
    Moro no Para e embarco para Gramado dia 11 de Setembro. Confesso que estou complemente meio sem saber o q usar. E ainda não olhei muito sobre o mês que irei passar ai. O q vc sugere que eu leve na mala.

    • Nathalia

      Oi Cleuri, tudo bem? Setembro é um mês de transição, do inverno para a primavera. Ainda é muito cedo para te dizer se estará frio ou calor, como expliquei no post o clima é bem imprevisível. Dá uma conferida na previsão do tempo uns 2 dias antes de embarcar e aplique aquela regrinha de 60% com peças da estacação, 30% de meia estação e 10% da estação oposta, assim não tem erro!

    • Oi Anna, tudo bem? Em outubro é primavera, aposte nas peças de meia estação! Não esqueça da regrinha! Pois durante o dia pode ser bem quente mas a noite sempre esfria 😉

  2. Eliane

    Sou de São Paulo e irei em dezembro com meu filho no natal luz…
    Não tenho ideia do que poderei levar…amigas que foram na mesma época,cada uma delas descrevem o tempo de maneira diferente…uma calor outra frio…estou em dúvida

    • Oi Eliane, tudo bem? Nessa época normalmente os dias são quentes mas a noite é gelada! Então é legal montar a mala de acordo com a regrinha que escrevi no post!

  3. Nayara Beltrao

    Oi… Boa noite!
    Eu moro em Belém-Pa e em dezembro estarei em Gramado. Gostaria de saber como é a temperatura e posso levar na mala?! Obrigada!

    • Oi Nayara, tudo bem? Já que você mora numa região bem quente provavelmente vai sentir mais frio… aposte nas peças de meia estação e traga peças quentinhas para a noite, que sempre esfria 😉

    • Oi Karla, tudo bem? Normalmente fevereiro faz calor, mas como você mora numa região quente aposte nas peças de meia estação e traga roupas quentinhas para a noite… monte a mala de acordo com a regrinha que escrevi no post que não tem erro 🙂

  4. Rosangela

    Ola boa tarde sou do pará e aki e bem quente em qualquer estaçao do ano rsrs e minha primeira vez a gramado e pretendo ir em janeiro seria posivel mim da uma dica do que levar,la vai esta frio inicio de janeiro ou quente mais ou menos quantos graus ?

    • Oi Rosangela, tudo bem? Em janeiro é verão e as temperaturas variam de 27° a 16°C, mas como você mora em uma região quente aposte nas peças de meia estação e algumas quentinhas para a noite! Arrume a mala conforme a regrinha que escrevi no post 🙂

  5. Karla Portela

    Olá Natália! Estamos com viagem programada para novembro deste ano, vou levar meus filhos. Como moramos no Ceará, fico em dúvida se na parte da manhã daria para eles usarem shirts, bermudas, saias… O que vc me aconselha ? Dá para usar esses itens ou devo investir em calças compridas durante todo o dia?

  6. Taiane

    Olá, meu nome é Taiane. Moro no RJ então estou super acostumada ao calor e sempre que posso fujo para o frio rs. Estarei chegando em gramado dia 6 de abril e vou ficar 6 dias. Espero que eu consiga aproveitar um puquinho de frio.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *