O Que Levar Na Mala de Viagem Para Gramado

Gramado é um dos destinos mais desejados pelos brasileiros. E não é à toa, a região é cheia de passeios culturais, charme, culinária típica gaúcha, romance para casais e diversão para famílias e grupos de amigos. Mas o que levar na mala de viagem, considerando que é um lugar frio?

 

É isso o que você vai descobrir neste artigo, continue lendo!

 

O que levar na mala de viagem e se preparar para o frio de Gramado?

 

Quem se pergunta o que levar na mala de viagem para ir à Gramado pode já ir logo pensando em acessórios, produtos de higiene pessoal e maquiagem. Isso é importante, mas, antes, é preciso lembrar de se proteger do frio da região. 

 

No verão, a serra gaúcha costuma ter uma média de 25ºC, na primavera varia entre 15ºC e 20ºC, já no inverno a média mínima é de 8ºC e máximas de 17ºC. Especificamente em Gramado, no inverno, a temperatura pode se aproximar dos 0°C, então é bom estar preparado! 

 

O ideal é pensar nas roupas em camadas, especialmente para quem vai no inverno. Veja só:

 

Primeira camada de roupas

 

Na lista do o que levar na mala de viagem para Gramado está a primeira camada de roupas. Ela é a roupa térmica, indicada para quem vai enfrentar temperaturas abaixo de 8ºC ou 10ºC. Esse tipo de peça é indispensável pois retém o calor do corpo, não superaquece e é transpirável. 

 

Além disso, a primeira camada costuma ser fina e leve, pode ser tanto para a parte superior quanto inferior do corpo e funciona como uma espécie de segunda pele, ou seja, não prejudica o visual. 

 

Segunda camada de roupas

 

Na lista da segunda cama de roupas estão as blusas de frio, calça de frio e calçados fechados (preferencialmente botas).  A blusa pode ser de manga curta ou longa de tecidos mais leves mas, se optar pela manga curta, escolha as de tecidos mais quentes, como veludo ou tricô. 

 

Terceira camada de roupas

 

Por fim, para se manter bem aquecido, a terceira camada é indispensável. Ela consiste nos acessórios de frio e casacos mais pesados, pois serão responsáveis por bloquear a entrada do ar frio e do vento. 

 

Na lista de acessórios estão meias quentinhas, luvas, cachecóis, gorros, boinas e, para quem é mais sensível, protetores de orelha. 

O Que Levar Na Mala de Viagem

O que levar na mala de viagem para a serra gaúcha?

 

Você tem algumas opções para levar na mala de viagem para Gramado:

 

  1. levar roupas leves e acessórios e comprar casacos mais pesados por lá (a cidade possui um comércio com diversas opções);
  2. levar todas as roupas de casa. 

 

A primeira opção é indicada para quem não quer levar muitas malas e pretende fazer compras lá, por isso, quer economizar espaço no carro ou pagar uma taxa menor de transporte aéreo. 

 

Para quem optar pela segunda alternativa, listamos algumas dicas de como e o que levar na mala de viagem:

 

  • compre uma mala menor: se você é uma pessoa que tende a levar coisas a mais, que sempre acaba não usando, evite comprar uma mala muito grande. Isso porque, quanto maior ela for, mais roupas você colocará e poderá até pagar a mais nas passagens;
  • não esqueça de comprar roupas íntimas contadas para os dias que ficará em Gramado: a lista de roupas íntimas deve atender suas necessidades. Para uma viagem de uma semana, por exemplo, cinco pares de meias e sete roupas íntimas são suficientes;
  • pense em roupas confortáveis: Gramado tem diversos passeios que pedem conforto, então, mesmo com casacos para se proteger do frio, considere isso na hora de escolher as roupas e, principalmente, calçados;
  • aproveite cada espaço da sua mala: além de saber o que levar na mala de viagem, é preciso pensar na organização dela. A dica é aproveitar cada lugar, por exemplo, calçados podem ser preenchidos com meias e outros acessórios. Enrolar as roupas também economiza espaço; 
  • separe os produtos de higiene íntima: para não ter perigo de vazar durante o trajeto até Gramado e também para encontrar com mais facilidade, esses produtos devem ir em uma mala pequena ou necessaires;
  • deixe acessórios eletrônicos separados em um pacote ou em uma mochila, também para fácil acesso, assim como um pequeno kit de primeiros socorros. 

 

Dica extra: não se esqueça da chuva

 

Embora muitas pessoas vão para Gramado querendo ver a neve, você não pode se esquecer da chuva, muito mais comum do que a neve entre junho e agosto. Essa é uma das características do clima da cidade, assim como umidade e névoa. 

 

Por isso, é importante que você não se esqueça de levar capa de chuva (ou um casaco resistente a água), galochas e guarda-chuva, combinado? Dica: você pode alugar guarda-chuva e capa de chuva na agência de locação de equipamentos, Casa do Viajante, em Gramado mesmo.! 

 

Gostou de saber o que levar na mala de viagem para Gramado?  Então aproveite e veja 5 Pontos Turísticos em Gramado Para Conhecer

Saiba como gastar menos em Gramado

Gramado Blog Club

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?