Festival de Turismo de Gramado — Saiba Tudo Sobre o Evento!

Em 2022, o Festival de Turismo de Gramado (Festuris) terá sua 34ª edição, que marca o retorno ao formato presencial após dois anos. Se você pretende participar do evento, vale a pena saber mais sobre ele e aproveitar para conhecer outras atrações imperdíveis para sua visita a Gramado, uma das cidades mais charmosas do Brasil. Confira!

Como funciona o Festival de Turismo de Gramado?

O Festival de Turismo de Gramado é um evento anual que acontece, tradicionalmente, no mês de novembro. A edição de 2022, que acontece entre os dias 3 e 6 de novembro, é ainda mais especial pela expectativa em torno da retomada do mercado de turismo, um dos mais impactados pela pandemia de covid-19.

Durante o evento, expositores nacionais e internacionais apresentam tendências para os seguintes setores:

  • – turismo de aventura;
  • – operadores de turismo;
  • – organizações de turismo;
  • – equipamentos e tecnologias;
  • – turismo cultural.

 

Para que você tenha uma ideia do alcance do Festuris, a edição de 2021 ultrapassou a marca de 8 mil participantes. Foram mais de 1.700 marcas expondo suas novidades, além de 30 palestras e workshops. A cobertura em diversas mídias contou com 450 jornalistas credenciados. Ao todo, foram realizadas mais de 10 mil reuniões de negócios.

Origens do Festuris

Carregando mais de três décadas de história, o Festuris é visto como a mais importante feira de negócios, geração de conteúdo e networking do setor turístico na América Latina. Tudo começou em 1989, quando Silvia Zorzanello e Marta Rossi, duas profissionais do setor de hotelaria, realizaram um salão de turismo para agentes de viagens e operadoras.

Àquela altura, a Serra Gaúcha já era reconhecida como um local com belas paisagens, mas seu potencial para os negócios turísticos não era plenamente explorado. A primeira edição do Festival de Turismo teve 160 marcas expostas e 2.500 participantes.

A partir da 5ª edição, realizada em 1993, o evento aumentou seu alcance internacional e integrou o 1º Salão de Turismo do Cone Sul. De lá para cá, o Festuris cresceu exponencialmente e se consolidou entre os grandes eventos latino-americanos de negócios turísticos.  

Mais atrações em Gramado

Quem vai ao Festuris não pode deixar de aproveitar outras atrações durante a visita à cidade. Confira alguns dos pontos turísticos imperdíveis de Gramado.

Rua Coberta

A Rua Coberta fica bem no centro de Gramado e tem este nome por causa da cobertura de acrílico que protege toda a extensão de 100 metros que vai da Avenida Borges de Medeiros à Rua Garibaldi. Trata-se de um espaço com uma grande variedade de lojas, cafeterias e restaurantes, por isso, é um dos pontos de encontro preferidos de moradores e turistas.

O acesso é livre e você pode aproveitar também os eventos artísticos promovidos pelos estabelecimentos comerciais. As lojas costumam fechar às 19h, enquanto os restaurantes e as cafeterias vão até meia-noite. A Rua Coberta é próxima de outros pontos que valem a visita, como o Palácio dos Festivais e a Igreja Matriz. 

Largo da Borges

A Avenida Borges de Medeiros é a mais movimentada da cidade e o Largo da Borges é um complexo de compras e entretenimento que fica bem ao lado do Palácio dos Festivais. O espaço gourmet valoriza a gastronomia típica da região e oferece opções para todos os gostos. 

Também há uma praça e um centro de convivência, tudo coberto por uma bela estrutura que se encaixa perfeitamente no conceito estético de Gramado. O acesso também é gratuito e os visitantes têm a facilidade de poder estacionar no subsolo.  

Museu do Festival de Cinema de Gramado

O Festival de Cinema de Gramado é outro evento de grande repercussão. E os cinéfilos podem conhecer toda a história dele no museu que fica dentro do Palácio dos Festivais. O espaço de 584 metros quadrados oferece atrações interativas como jogos, quizzes e uma ferramenta para pesquisas. 

Além disso, o local é todo decorado com fotos, cartazes, figurinos e muitos outros itens que ajudam a preservar a memória do cinema nacional.

Aliás, continue conosco e aproveite para saber tudo sobre o Festival de Cinema de Gramado! Você descobrirá por quê a época do evento é mais um momento muito especial para quem visita a cidade!

Saiba como gastar menos em Gramado

Gramado Blog Club

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?